A Narrativa
- Ana França
- 7 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Hoje foi dia de visitar a Narrativa. Um espaço onde se pretende partilhar e valorizar a fotografia como forma de expressão e comunicação. Um espaço acolhedor onde se respira fotografia.
Fomos ver a exposição narrativa 2021/2011, conhecer o espaço e tivemos a sorte de estarmos à conversa com o Mário Cruz, que nos recebeu muito bem, e outros fotógrafos (um deles um amigo, o José) que estavam no local.
Observámos trabalhos interessantes, com olhares e apresentações diferentes, mas sempre cativantes e que nos deixaram a pensar. Cheguei a comentar alguns desses pensamentos com o Mário Cruz.
O limbo de rostos cobertos que nos olham quando chegamos à exposição / a cidade e a natureza, que coexistem lado a lado e as suas gentes do mais novo ao mais velho retratados no preto e branco / um local que olha para a tormenta que o assola ao passar dos dias podendo levar ao seu desaparecimento / o pluralismo religioso que mostra a sua individualidade ao mesmo tempo que se ligam por fios através da sua crença comum, da sua fé / uma nova geração de uma comunidade cigana que se mostra preocupada, não ausente da sua realidade mas pensativa quanto ao seu futuro / Memórias no olhar e através do objeto físico que trazem sorrisos ao rosto e pertença a um espaço depois de revisitado.
Foi tudo isto e algo mais que pude sentir após a visita à Narrativa, esta manhã. Tenho que dar os parabéns aos autores dos projetos, ao Mário Cruz por investir num espaço para a fotografia e pela amabilidade com que nos recebeu. À Fujifilm deixo uma palavra de agradecimento por acreditar e apoiar num projeto que pode trazer muito à fotografia.
Comentários